Pediasuit da Apae traz a Cascavel profissionais de outros estados
Fisioterapeutas de todo o Brasil, entre os quais Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, estão em Cascavel participando de um curso sobre Pediasuit na Apae de Cascavel. O projeto “Reestruturar para atender mais”, totaliza R$ 93,6 mil em recursos e garante, além do curso, melhorias estruturais e aquisição de equipamentos. O aporte foi garantido pela Fundação Salvador Arena, de São Bernardo do Campo (SP), por meio do setor de projetos da Apae de Cascavel. Esse será o único curso de Pediasuit previsto para esse ano no Paraná, por isso o interesse de profissionais de todo o País. Três profissionais da Apae estão participando do curso com a finalidade de garantir a ampliação no atendimento dos alunos.
De acordo com o gestor do setor de Saúde da Apae de Cascavel, enfermeiro Diego Vieira, o protocolo Pediasuit teve início na Apae de Cascavel em 2011. Foi a primeira Apae de Cascavel a implantar o protocolo, até então, encontrado somente em clínicas especializadas. O Pediasuit é um tratamento intensivo para pessoas com deficiências intelectual e múltipla e com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O tratamento tem duração de quatro semanas com quatro horas diárias, totalizando 80 horas. “O aluno obtém uma melhora considerável no desenvolvimento das áreas ortopédica, neurológica, sensorial e psíquica”, descreve Diego Vieira. Durante o tratamento, é utilizado um macacão especial e dinâmico, adornado por elásticos e bandagens, todos interligados.
O curso é ministrado por Renan Alves da Silva Junior, formado pela Universidade de Alfenas, no sul de Minas e com formação na Flórida, nos Estados Unidos, estado americano onde se originou o Protocolo Pediasuit. “O objetivo é proporcionar conhecimento e também intercâmbio entre os participantes”. O protocolo do Pediasuit envolve profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. “A Apae de Cascavel é pioneira neste sistema no Brasil para formação de profissionais para aplicação do protocolo em diferentes estados”.
APAE
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
-
Moradora de Cascavel pede ajuda até que seu benefício seja liberado pelo INSS
-
Confira como fica o cronograma de vacinação contra a covid-19 em Cascavel
-
Quatro dicas para organizar as finanças de motoristas e entregadores de aplicativos
-
Em menos de três meses Dois Vizinhos adquire quatro novos maquinários
Canal Meio - Com 1 voto contra, Senado aprova estado de emergência bolsonarista
Juliano Gazola - Uma força que precisamos conhecer
Rede Mulheres Empreendedoras - Os desafios de iniciar uma carreira no empreendedorismo feminino
Momento jurídico - Seu momento jurídico chegou