Prefeitura de Toledo entrega R$ 700 mil em equipamentos para produtores rurais

A entrega oficial dos equipamentos foi realizada nesta quinta-feira

Por Redação 12/05/2022 - 17:19 hs
Foto: Assessoria

Produtores rurais agrupados em 11 Associação de Moradores do interior do município foram beneficiados com distribuidores. A entrega oficial dos 12 equipamentos, sendo oito para dejetos líquidos e quatro para sólidos, foi realizada nesta quinta-feira (12), no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Os investimentos totais foram de R$ 694.298,33, com recursos provenientes da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Agrodeseco) e convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a Itaipu Binacional. 

As ferramentas serão utilizadas exclusivamente em atividades agropecuárias, fortalecendo a cadeia produtiva e ampliando a geração de renda do produtor. O benefício se estende a 73 famílias de Dois irmãos, Novo Sarandi, São Luiz do Oeste, Cerro da Lola, Linha Bue Caé, Linha União, Km 41, Boa Vista, Xaxim, Vila Nova, Concórdia do Oeste e Vila Ipiranga. “É um auxílio ao produtor. Estamos fazendo uma gestão pensando em aumento de produção, dando atenção ao agronegócio e promovendo as ações necessárias para contribuir com as demandas do setor”, salientou o secretário do Agronegócio, Diego Bonaldo.

Os distribuidores de dejetos líquidos, bem como os espalhadores de sólidos, são importantes para as atividades no campo e auxiliam na melhoria da qualidade do solo. Além disso, eles impulsionam o agronegócio e promovem o desenvolvimento econômico, gerando mais receitas para o município na realização das ações em prol da população. “Estes distribuidores serão utilizados para dar suporte nas atividades de suinocultura e bovinocultura leiteira, na distribuição de um passivo ambiental gerado por tais atividades, realizando escoamento correto destes dejetos, além de auxiliar na adubação de áreas agrícolas e de pastagens”, comentou o produtor Arnildo Ricci. 

Ricci ainda agradeceu ao prefeito Beto Lunitti e também à Câmara Municipal, representada no evento pelo presidente da Casa, vereador Leoclides Bisognin, e o vice-líder do governo, vereador Gabriel Baierle. “Sinto-me feliz em estar aqui, ver o quanto Toledo avança no campo. O município faz sua parte, mas vocês investem também nos cuidados em suas propriedades. Tratam dos dejetos, conservação de solo, mata ciliar mantida. Isso contribui muito para a sustentabilidade desta atividade em nosso município”, expôs Bisognin. 

Já o prefeito Beto Lunitti aproveitou para parabenizar o agronegócio toledano. Conforme o gestor municipal, Toledo é o maior produtor de alimentos do Paraná graças ao trabalho do campo e as boas condições estruturais das rodovias rurais, das estradas e dos acessos. “Criamos o Programa de Atendimento ao Produtor [PAP] que nos próximos dias volta à primeira região atendida [Cerro da Lola]. Passamos por todo o município, recuperando pontes, adequando vias e verificando a situação do nosso asfaltamento rural”. Lunitti ainda afirmou que neste governo o trabalho está à frente de tudo. “Nos cobrem e nos apontem as necessidades. Vamos convencer a todos que é possível fazer ainda mais”. 

Um destes trabalhos encampados pelo atual gestor e destacado durante o evento pelo representante do MAPA, Emerson Luiz Dal Bem, foi a manutenção do escritório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Toledo, um trabalho capitaneado pelo prefeito Beto Lunitti e apoiado, em Brasília, pelo deputado federal Sérgio Souza. “Foi de grande valia esta iniciativa. A nossa presença aqui auxilia o agricultor, o pecuarista, o homem do campo. Quanto mais tivermos suporte para o produtor rural, menos problemas teremos na cidade”, concluiu o médico veterinário.

Assessoria