Mais de 4.700 trabalhadores foram contratados nos três primeiros meses do ano em Umuarama

Entre janeiro e abril deste ano 917 vagas foram preenchidas com a intermediação da Agência do Trabalhador

Por Redação 11/05/2022 - 15:22 hs
Foto: Assessoria

O ritmo de contratações de trabalhadores continua acelerado em Umuarama. Entre janeiro e abril deste ano 917 vagas foram preenchidas com a intermediação da Agência do Trabalhador – número 47,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 622 contratações. Já segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência, foram 4.723 admissões entre janeiro e março deste ano (volume global) e 4.142 no primeiro trimestre de 2021 – alta pouco superior a 14%.

O maior volume de contratações ocorreu no comércio (1.513 postos de trabalho), seguido pelo setor de serviços (1.702) e pela indústria (1.164). Descontados os desligamentos ocorridos nos três primeiros meses do ano (que foram 4.512) o saldo do período manteve-se positivo (211). os números de abril serão divulgados no início de junho.

O desempenho do mercado de trabalho tem se mantido neste nível devido à expansão da atividade em várias empresas comerciais, da área de serviços também da indústria. Uma delas é a Levo Alimentos, que vai aumentar o abate de aves com a implantação do segundo turno de trabalho. Para preencher todas as vagas, a empresa tem contado com o apoio da Agência do Trabalhador de Umuarama, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, na intermediação de mão de obra.

Além de disponibilizar vagas na cidade, a equipe da agência tem estendido o atendimento aos trabalhadores desempregados nos distritos. “Já foram realizadas entrevistas com candidatos de Santa Eliza e Serra dos Dourados e na manhã desta terça-feira, 10, a seleção de trabalhadores aconteceu em Lovat, onde cerca de 30 candidatos se apresentaram para as 90 vagas ofertadas”, informa o secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.

Este foi um primeiro contato com os moradores dos distritos e o trabalho continuará em etapas. “Uma equipe da agência orienta os candidatos, recebe currículos, realiza ou atualiza cadastros e agenda as entrevistas, que geralmente são realizadas no dia seguinte. Os trabalhadores que forem contratados nos distritos terão transporte oferecido pela empresa”, lembra o gerente da agência, Reginaldo Barros.

Segundo o gerente, novas entrevistas serão agendadas para os distritos com uma equipe de Recursos Humanos da empresa. “Em Serra e Santa Eliza faremos uma nova convocação em breve. A indústria tem necessidade urgente de contratação de mão de obra, que pode inclusive ser estendida a outras cidades da região caso não seja suprida em Umuarama”, acrescentou.

Por determinação do prefeito Hermes Pimentel, a Prefeitura está organizando um projeto de interiorização para levar – no período aproximado de uma semana – uma ampla gama de serviços públicos de forma concentrada nos distritos, com o atendimento de várias secretarias municipais. Uma das ações será o recrutamento de moradores para as centenas de vagas disponibilizadas diariamente no sistema público de emprego, por intermédio da Agência do Trabalhador. Apenas nessa terça-feira (10) foram ofertadas 654 vagas.

Assessoria