Produtores rurais precisam emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural

O procedimento é obrigatório e pode ser feito via internet, aplicativos para celulares ou nos sindicatos rurais

Por Redação 21/07/2021 - 15:45 hs
Foto: Banco de imagens

No dia 19 de julho (segunda-feira) iniciou o prazo para a emissão do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural). O procedimento é obrigatório e pode ser feito via internet, aplicativos para celulares ou nos sindicatos rurais. O Sindicato Rural de Cascavel presta esse serviço.

O CCIR é uma contribuição anual obrigatória que os proprietários rurais devem recolher junto ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), como se fosse um imposto. Na prática, o CCIR comprova o cadastro do imóvel no chamado Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), uma plataforma que reúne as informações cadastrais de todas as terras do Brasil.

Sem o certificado, os proprietários de imóveis rurais não conseguem fazer nenhuma movimentação em relação aos seus imóveis. Isso vale para operações como desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda sua área, utilizar como garantia para tomada de crédito rural e/ou para homologação de partilha amigável ou judicial em espólios (sucessão por causa mortis).

Para emitir o novo CCIR, proprietários e possuidores a qualquer título de imóvel rural podem acessar o seguinte endereço eletrônico: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao

“Se conosco ou em outro local, o importante é que os produtores rurais não deixem de fazer”, lembrou Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.

Assessoria