Pato Bragado recebe apoio do Sebrae/PR para implantação do Susaf-PR

Com o selo nas embalagens ou rótulos, agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte podem vender produtos em todo o Estado

Por Redação 14/06/2021 - 16:24 hs
Foto: Divulgação

Com o objetivo de fortalecer as agroindústrias familiares, o município de Pato Bragado, no oeste do Paraná, deu início ao processo de adequações para a implantação do Susaf-PR (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná). Em parceria com o Sebrae/PR e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), estão sendo capacitados representantes do município, produtores e pequenos empresários.

Com a obtenção do Selo Susaf-PR, que permitirá a agroindústrias familiares e produções artesanais comercializar produtos como industrializados coloniais, derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, nos municípios do Estado.

“É uma força-tarefa para auxiliar o município a fazer as adequações necessárias e, no fim do processo, obter o Selo. No momento, o processo de escritas e normas internas está sendo concluído e, na sequência, haverá encaminhamento para análise da Adapar. Este Sistema aumenta a competitividade das agroindústrias, já que eleva as possibilidades de comercialização, podendo atuar em todo o estado. É um importante passo para o município”, explica a consultora do Sebrae/PR, Angélica Weirich.

Oficialmente, as primeiras iniciativas para a implantação do Sistema começaram em 2018. Desde então, o município já realizou mudanças importantes, como a contratação de uma médica veterinária efetiva para o cargo no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Agora, com a parceria firmada, os trabalhos englobam consultorias e workshops sobre temas como condições sanitárias, ambiente, higienização e saúde, seleção de matérias-primas, controle de pragas e vetores e outros.

“Uma vez que esses produtores tenham o Selo, o consumidor terá a garantia de que tudo foi inspecionado e fiscalizado, o que agrega valor e segurança ao produto. Com o Sistema implantado, também temos a possibilidade de abrir novos mercados e incentivar o crescimento dos pequenos negócios.  Estamos bem confiantes e felizes pelas possibilidades que surgirão”, enaltece a secretária de agricultura, pecuária e meio ambiente de Pato Bragado, Jaqueline Vanelli.

Em todo o Estado, sete municípios obtiveram o Selo a partir da adesão ao Sistema, são eles: Francisco Beltrão, Cascavel, Santa Helena, Mauá da Serra, Santa Izabel do Oeste, Barracão e Salgado Filho. Para que os estabelecimentos recebam o selo Susaf-PR, é necessário estar registrado nos SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Assessoria