Assistência Social: campanha alertará sobre violência contra criança e adolescente

Dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por Redação 07/05/2021 - 17:26 hs
Foto: Assessoria

A Secretaria de Assistência Social (Seaso) inicia, na próxima segunda-feira (10), uma campanha que se estenderá por duas semanas e tem como objetivo alertar sobre a violência contra a crianças e adolescentes. Dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Seaso organizou um cronograma com as unidades de Proteção Social Básica e Especial e, diariamente, estará publicando nas mídias sociais. Além disso, uma série de ações ocorre nas unidades. Esse ano, o lema da campanha do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é “Faça Bonito”.

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

No ano passado, 54 crianças e adolescentes foram abusadas ou violentadas sexualmente em Cascavel. O Centro da Juventude irá plantar um jardim simbólico, com 54 flores, representando cada uma das vítimas.

Entre as ações programadas estão ainda adesivaços, atividades artísticas ligadas ao tema, gravação de vídeos, entre outras.

Assessoria