Mercado farmacêutico supera crise e cresce 13% em 2020

Entre janeiro e junho, período de maior volume nas vendas, o faturamento do setor chegou a R$113 bi

Por Redação 29/04/2021 - 19:06 hs
Foto: Foto por Sevinpetro via Freepik

O mercado farmacêutico no ano de 2020 mostrou resistência diante do cenário da pandemia do novo Coronavírus, apresentando um crescimento de faturamento de 13% de janeiro a outubro. Nesse período, o volume movimentado pelo setor foi de R$113,02 bilhões, segundo dados da IQVIA, multinacional americana que realiza auditoria do setor no Brasil.

A escala de crescimento começou em março, início da pandemia, com 52% de aumento nas vendas via e-commerce, conforme a pesquisa. A alta demanda se deve pela preocupação das pessoas em manter a saúde e bem-estar. Nos meses seguintes, o crescimento seguiu acelerado ultrapassando o percentual de 100% em todos os meses, até dezembro de 2020.

Para o diretor de marketing da startup do ramo de farmácias, MyPharma, Carlos Henrique Soccol, além da preocupação das pessoas com a saúde, o aumento nas vendas em e-commerce se deu pela variedade de opções de canais de vendas oferecidos pelas farmácias.

“Os lojistas precisaram criar diferentes canais de vendas, o que chamamos de omnichannel. Estar presente tanto nas redes sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp, como no website e Google Meu Negócio, por exemplo, aumentou a lei da oferta e da procura. Além disso, é importante praticar o tráfego pago nas redes sociais para atingir o maior número de consumidores em menos tempo”, explica.

Para seguir o ritmo de expansão das vendas ao longo desse ano, Carlos orienta que os lojistas não parem de investir no modelo e-commerce e em estratégias de marketing digital para oferecer produtos de modo atrativo e com recursos adequados de entregas.

“Montar uma vitrine atraente no website é um ponto fundamental para buscar consumidores, além de compreender o público consumidor e os canais digitais para vendas. A MyPharma é uma plataforma e-commerce com foco 100% no pequeno e médio varejo farmacêutico que oferece integração com sistemas de farmácia, legislação da Anvisa para venda de medicamentos online e um banco de itens completo com imagens e descrições dos produtos”, completa o diretor de marketing da MyPharma.

Assessoria