HUOP: equipe de Psicologia prepara aulas e compartilha experiências

Os temas abordados até agora são relacionados à prática da Psicologia hospitalar

Por Redação 16/04/2021 - 18:53 hs
Foto: Assessoria

Compartilhar experiências se tornou essencial durante a pandemia da Covid-19, e pensando nisso, a equipe de Psicologia do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), tem preparado aulas para disponibilizar aos profissionais de saúde, sobre as experiências da psicologia hospitalar. “Tivemos a contratação de novos profissionais nesse último ano por conta da pandemia, então é importante estarmos discutindo ideias, temas que podem acrescentar no conhecimento dos nossos profissionais. É uma experiência muito prazerosa e o aprendizado é constante entre os colegas”, explica a psicóloga, Sheila Taba.

Os temas abordados até agora são relacionados à prática da Psicologia hospitalar, e o grupo que antes era restrito a servidores, residentes e estagiários do HU, ganhou novos participantes também de outras instituições. “Enquanto Hospital Universitário, a nossa função é ajudar a disseminar o conhecimento e habilitar outros profissionais de saúde a cumprir seu papel. E o interesse de outras universidades em conhecer o trabalho da Psicologia no hospital tem crescido bastante, principalmente nesse momento da pandemia. A função da Psicologia não é apenas atender, prestar assistência, mas sim, estudar, apreender e compartilhar experiências nesse momento é fundamental”, avalia a psicóloga, Jaquilene Barreto.

Entre os temas já abordados nas aulas estão os protocolos do hospital, visitas de crianças ao hospital, “além de discussão de casos clínicos, sem expor os pacientes, mas abordando os aspectos do atendimento, as questões legais implícitas no atendimento. Também pretendemos abordar outras ações que já foram realizadas na instituição, principalmente nesse último ano, no atendimento da Covid-19”, diz Sheila.

Com a integração de psicólogos de outras instituições, o objetivo agora é integrar também profissionais de saúde de outras áreas, além da comunidade geral. “A Psicologia tem se mostrado muito importante e tem muito a contribuir nesse momento. Pretendemos abrir o leque com diversos temas, para que possamos estabelecer uma linguagem comum”, finaliza Jaquilene.

 As aulas são realizadas uma vez na semana e serão disponibilizadas nas redes sociais do HUOP toda segunda-feira. As demais aulas que já foram realizadas estão disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/folders/1CLrhZno56fCt7fzLcm5XAc3j0ZfNfaVs?usp=sharing.

Assessoria