Cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Cascavel será nesta quarta-feira
A cerimônia oficial de posse da nova Mesa Diretora eleita para o biênio 2023-2024 será às 17h30

A Câmara Municipal de Cascavel realiza, nesta quarta-feira (25), a partir das 17h30 a cerimônia oficial de posse da nova Mesa Diretora eleita para o biênio 2023-2024.
Compõem a nova Mesa Diretora da Câmara, Alécio Espínola (PSC), presidente, Melo (Progressistas) como 1º Vice-Presidente, Valdecir Alcântara (Patriota) como 2º Vice-Presidente, Mazutti (PSC) como 1º Secretário e Sadi Kisiel (Pode) como 2º Secretário. Esta será a terceira gestão de Alécio Espínola à frente do legislativo cascavelense.
Foram convidados para a cerimônia que acontece no plenário da Câmara, o prefeito Leonaldo Paranhos e o vice-prefeito, Renato Silva, secretários municipais, presidentes e diretores de autarquias e departamentos, deputados federais e estaduais, além de representantes da sociedade civil organizada, familiares e amigos dos vereadores escolhidos para gerir a Câmara nos próximos dois anos.
A eleição aconteceu em ainda em julho do ano passado e desde 1º de janeiro deste ano os vereadores já desempenham suas funções.
O que faz a Mesa Diretora
Cabe à Mesa ordenar e gerir o funcionamento da Câmara, que em 2023 tem um orçamento superior a R$ 32 milhões e mais de 170 funcionários. Além disso, é ela quem coordena todo o trabalho legislativo, as pautas de cada sessão e a tramitação dos projetos.
O presidente da Câmara é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. É seu papel dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem. Cabe ao parlamentar que ocupa o cargo autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.
O 1º e o 2º vice-presidentes têm a função de substituir o presidente em sua ausência. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência.
O 1º Secretário deve verificar a presença dos vereadores em cada sessão, anotar faltas e justificativas, realizar a leitura do expediente recebido pela Mesa durante a semana e encerrar o livro no final da Sessão.
Assessoria
COMENTÁRIOS