Seja bem vindo
Cascavel,03/02/2023

  • A +
  • A -
Publicidade

Parcerias e iniciativas sociais marcam ano da gestão da OAB Cascavel

Nova diretoria, empossada em julho de 2022, iniciou com planejamento estratégico que resultou em um trabalho mais profissional das comissões


Parcerias e iniciativas sociais marcam ano da gestão da OAB Cascavel

O primeiro ano da nova gestão da Subseção de Cascavel da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), iniciado em julho de 2022, foi marcado por iniciativas que elevaram o nível de qualidade e comprometimento, gerando a superação de desafios e a concretização de feitos. De acordo com o balanço das ações, os resultados não demoraram a aparecer. 

O primeiro passo foi a parceria com o Sebrae/PR para a realização de um planejamento estratégico. Subsidiada pela seccional, a OAB Cascavel foi a pioneira a utilizar este recurso junto às suas comissões. De acordo com o presidente Alex Gallio, o impacto foi percebido logo nos primeiros meses do ano. 

“Houve um aumento muito grande de produtividade. Conseguimos comprovar que as comissões são fundamentais para o próprio sistema e para a comunidade. O planejamento estratégico trouxe uma visão mais profissional e fez com o que os membros das comissões pensassem sobre seus objetivos e metas", indica Gallio.

Com este ajuste, foram realizados 36 eventos - entre festivos, científicos, de qualificação e capacitação - abrangendo um público de 4.500 advogados.  

“Fechamos várias parcerias para ações sociais junto à comunidade, entre elas a arrecadação de materiais escolares para crianças da periferia; e um evento para idosos, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, com a finalidade informá-los sobre os seus direitos. O encontro ocorreu em nosso Centro de Convivência”, exemplifica o presidente. 

Ele também cita a parceria com a Secretaria Municipal de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade, que interligou o trabalho das comissões da Mulher Advogada  e da Saúde para fornecer orientação jurídica e assistência à população em vulnerabilidade social. 

“Esse é o protagonismo que queremos, não apenas junto à sociedade civil organizada, mas que de fato cumpra com um papel de responsabilidade social e sempre próximo dos advogados”, destaca. 

Representatividade

Na representatividade pela classe, a subseção foi responsável por levantar dois importantes temas: pedido de providências do inquérito das fake news e a nota de repúdio com relação à censura prévia imposta pelo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, que culminou no apoio das maiores e principais subseções do Paraná.

O saldo conta com a presença da OAB Cascavel em três colégios de presidentes de subseções, sendo em Curitiba, Cianorte e Guaíra. “Em Cianorte fizemos o uso da palavra na presença do presidente do CFOAB (Conselho Federal da OAB), Beto Simonetti, na qual cobramos publicamente pauta antiga da subseção, que são as eleições diretas para o presidente do conselho federal”, relembra.

Podcast das Comissões

A atual gestão foi responsável pela criação do primeiro Podcast das Comissões da OAB, sendo a pioneira no Paraná nesta abordagem. Em 2023, com recurso da seccional, por meio do programa de inovação das subseções, será instalado o estúdio de videocasts em Cascavel, com toda a tecnologia adequada para áudio e vídeo. O foco será informação de qualidade para a sociedade e um espaço plural para os advogados.

Novas comissões

Cinco novas comissões foram criadas em 2022. São elas: Comissão de Ética e Marketing; Comissão Especial do Terceiro Setor; Comissão de Educação Infantil; Comissão de Execução Penal; e Comissão de Estudo de Porte de Armas de Fogo para Advogados. 

Memorial da Advocacia Cascavelense

Em 2024, a OAB Cascavel completa 50 anos, o que torna a entidade uma fonte rica de histórias e personagens da advocacia. Fotos, matérias de jornais e itens de arquivo vão compor um memorial anexo à sede. O projeto envolve advogados mais experientes que estão imbuídos de reunir o material para contar essa história.

“O projeto começou na gestão 2019/2021 e agora, está em fase de finalização do projeto arquitetônico. O público poderá apreciar este espaço que contará com equipamentos antigos (máquinas de escrever, computadores, disquetes), bem como becas, livros, sentenças,  muitas fotos e histórias dos advogados.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login