Castrapet é realizado em Boa Vista da Aparecida
Ao todo foram mais de 100 animais castrados na ação

O Governo do Estado reiniciou a programação do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Castrapet Paraná) em 2023 e, nesta quarta-feira (18), foi a vez do município de Boa Vista da Aparecida receber a ação.
Foram cerca de 109 animais castrados, 55 felinos e 54 caninos, entre machos e fêmeas. Eloir Ramos da Silva, que cuida da cadela Resistência a qual foi abandonada, levou para castração e comentou sobre a importância desta ação. “Fico muito feliz de promoverem essa castração de animais pois é um cuidado com os bichos, o que evita de pegar muita doença. Vocês estão de parabéns por esta ação”, elogiou.
O CastraPet Paraná é uma importante ferramenta governamental para prefeitos paranaenses no controle da população de rua de cães e gatos, abandonados em razão das ninhadas indesejadas e na prevenção das zoonoses. O projeto está inserido no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal. Além disso, as equipes de veterinários e assessores da Sedest realizam um trabalho de conscientização da população sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como sobre guarda responsável.
O prefeito em exercício, Gilmar Bett, comentou sobre a importância da realização do Castrapet no município de Boa Vista. “É uma parceria do governo do estado com o município, no qual estão sendo beneficiadas as pessoas cadastradas no CRAS e também as pessoas indicadas pela Associação Amigo Bicho. Isso é importante para administração pública, pois muitos desses animais que estão sendo castrados estavam abandonados nas ruas da cidade e isso nos preocupava muito”, disse.
Caciano Granetto levou a “Fiona” para castração e comentou sobre a ajuda que o Castrapet promove aos donos. “Os abandonos diminuíram e isso também nos ajudou pois é alto o custo da castração. Damos boas-vindas ao CastraPet”.
A castração tem diversos benefícios, principalmente a redução da superpopulação, marcação de território, risco de câncer, fugas e agressividade, além de aumentar a longevidade do animalzinho.
O programa é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT) vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com os municípios, responsáveis pela identificação dos tutores beneficiados.
Com informações da Prefeitura de Boa Vista da Aparecida
COMENTÁRIOS