Seja bem vindo
Cascavel,03/02/2023

  • A +
  • A -
Publicidade

Castrapet é realizado em Boa Vista da Aparecida

Ao todo foram mais de 100 animais castrados na ação


Castrapet é realizado em Boa Vista da Aparecida Divulgação

O Governo do Estado reiniciou a programação do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Castrapet Paraná)  em 2023 e, nesta quarta-feira (18), foi a vez do município de Boa Vista da Aparecida receber a ação.

Foram cerca de 109 animais castrados, 55 felinos e 54 caninos, entre machos e fêmeas. Eloir Ramos da Silva, que cuida da cadela Resistência a qual foi abandonada, levou para castração e comentou sobre a importância desta ação. “Fico muito feliz de promoverem essa castração de animais pois é um cuidado com os bichos, o que evita de pegar muita doença. Vocês estão de parabéns por esta ação”, elogiou.

O CastraPet Paraná é uma importante ferramenta governamental para prefeitos paranaenses no controle da população de rua de cães e gatos, abandonados em razão das ninhadas indesejadas e na prevenção das zoonoses. O projeto está inserido no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal. Além disso, as equipes de veterinários e assessores da Sedest realizam um trabalho de conscientização da população sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como sobre guarda responsável.

O prefeito em exercício, Gilmar Bett, comentou sobre a importância da realização do Castrapet no município de Boa Vista. “É uma parceria do governo do estado com o município, no qual estão sendo beneficiadas as pessoas cadastradas no CRAS e também as pessoas indicadas pela Associação Amigo Bicho. Isso é importante para administração pública, pois muitos desses animais que estão sendo castrados estavam abandonados nas ruas da cidade e isso nos preocupava muito”, disse.

Caciano Granetto levou a “Fiona” para castração e comentou sobre a ajuda que o Castrapet promove aos donos. “Os abandonos diminuíram e isso também nos ajudou pois é alto o custo da castração. Damos boas-vindas ao CastraPet”.

A castração tem diversos benefícios, principalmente a redução da superpopulação, marcação de território, risco de câncer, fugas e agressividade, além de aumentar a longevidade do animalzinho.

O programa é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT) vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com os municípios, responsáveis pela identificação dos tutores beneficiados.

Com informações da Prefeitura de Boa Vista da Aparecida 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login