Banco de Olhos de Cascavel realiza ação de conscientização sobre doação de órgãos

“Passeio do Bem: diga sim, sou doador” visa esclarecer a população em torno da importância de conversar sobre o assunto em casa, onde a decisão deve ser confirmada

Por Redação 22/09/2022 - 18:37 hs
Foto: Divulgação

É na doação de órgãos que muitos pacientes renovam as esperanças de cura, mas o tema, para parte da população, ainda é motivo de muitas dúvidas. Por isso, o Banco de Olhos dos Hospital de Olhos de Cascavel lançou-se na missão de levar informação e aumentar o número de pessoas que, em vida, se declaram doadoras. A primeira edição do “Passeio do Bem: diga sim, sou doador” acontece neste sábado (24), a partir das 08h30. “É um convite que fazemos para a população, de ter um momento de qualidade associado a oportunidade de saber mais sobre o assunto. Estaremos à disposição para esclarecimento de dúvidas e juntos faremos uma caminhada no Lago Municipal, todos usando camisetas brancas, como forma de celebrar a vida. Desejamos que este tempo sirva para as pessoas contemplarem, perceberem visualmente os detalhes da vida”, comenta a diretora-técnica do Banco de Olhos de Cascavel, Selma Miyazaki.

O Banco de Olhos de Cascavel está em funcionamento há 16 anos e é referência no Estado. As captações acontecem em vários municípios da região e as córneas são transplantadas em pacientes de diversas cidades, obedecendo a fila da Central de Transplantes. “Não é necessário deixar um documento para confirmar a vontade de ser doador de órgãos. Muita gente não sabe disso e é uma dúvida comum. Basta informar a família sobre o desejo. Estas e outras dúvidas serão esclarecidas no passeio”, pontua a médica.

A ação conta com diversos parceiros. Representantes de clínicas, hospitais e profissionais que atuam na linha de frente do transplante de órgãos marcarão presença para reforçar o apoio à sensibilização.

Responsabilidade social e a vacina da Polio

Durante a ação, o local também será um ponto de vacinação contra a Poliomielite. A imunização será disponibilizada pelo Município através de uma parceria com o curso de Enfermagem da Fundação Assis Gurgacz. Cascavel chegou a uma cobertura vacinal de 60%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%. Além da dose de vacina, as crianças que passarem pelo local vão receber uma dose de incentivo: serão “premiadas” com pipoca e algodão doce.

Responsabilidade ambiental e o Dia da Árvore

O “Passeio do Bem” do Banco de Olhos de Cascavel conta também com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente. Em comemoração ao Dia da Árvore, no local haverá distribuição de mudas e orientação sobre a coleta seletiva. “É uma parceria importante, estamos falando de vida por vários aspectos e a sustentabilidade também deve fazer parte dela”, enfatiza Nei Haveroth, secretário de Meio Ambiente do Município.

Assessoria