Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná confirma edição 2022 em outubro

Evento, que ocorre de 8 a 12 de outubro nas cidades de Cascavel e Toledo, reúne apresentações teatrais gratuitas para toda a família

Por Redação 22/09/2022 - 17:49 hs
Foto: Assessoria

A edição presencial do Festin Paraná – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná está de volta. O evento, que tem o objetivo de oferecer espetáculos teatrais para toda a família gratuitamente para a população, com apresentações em parques, praças, calçadões e salas de teatro, ocorreu de forma online 2021, devido à pandemia causada pela pandemia da Covid-19, e, agora, em 2022, retorna o contato com o público.

A quarta edição do Festin Paraná promete animar não só os cascavelenses, mas também os moradores da cidade de Toledo, de 8 a 12 de outubro, reunindo apresentações inéditas e de companhias nacionais e internacionais em uma programação inteiramente gratuita.

“Além da cidade de Cascavel, o Festin também promete animar a população de Toledo, com apresentações teatrais especiais de companhias internacionais, vindas da Argentina e Uruguai, assim como outras de várias cidades do Brasil, como Campinas, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, entre outras, trazendo espetáculos inéditos e voltados a todas as idades”, comenta Bruna Bayley, uma das idealizadoras e diretoras do Festin Paraná.

As peças selecionadas para a edição passaram por uma curadoria especial, formada por Herica Veryano, doutoranda em educação (USP), Mestra em educação (UFPR), Bacharel em Artes Cênicas (UNESPAR-FAP), e Pedagoga (UFPR); Emidio Sanderson, produtor cultural com especialização em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Bruna Bayley, licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialista em Gestão e Produção Cultural; e Cynthya Borges, licenciada em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná e uma das diretoras do Festin.

Em Toledo, a abertura fica por conta do espetáculo inédito “El Truco de Olej”, da Kompanía Romanelli, do Uruguai, no dia 8 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal (R. Santos Dumont, 2626 – Vila Industrial).

Já em Cascavel, a abertura ocorre no dia 9 de outubro com o inédito “Que pulga picó a Pulga?”, da companhia La Feliz Comitiva, às 14h, na Praça da Catedral.

Confira a programação completa com as sinopses e horários em cada cidade:

 

Toledo

Data: 8/10/22 e 9/10/22

Horário: 19h30

Local: no Teatro Municipal (R. Santos Dumont, 2626 – Vila Industrial)

Espetáculo: “El Truco de Olej” – Kompanía Romarelli

Sinopse: “El truco de Olej” é uma história simples, de um menino que trabalha como varredor de um circo, mas quer ser um mago e apresentar seu truque diante do público fazendo isso através de simpáticas interrupções e episódios graciosos durante todo o espetáculo. Esta é a maneira de apresentar números de circo interpretados por bonecos fazendo o público transitar por um clima de magia e experiências que lhe permitirá viajar a este mundo do teatro negro vivencial.

 

Data: 8/10/22

Horário: 16h

Local: Dist. São Luiz

Espetáculo: A Fábula do Dejavú Infinito – Cult ProArt

Apresentação com LIBRAS

 

Data: 9/10/22

Horário: 16h

Local: Parque Ecológico Diva Paim (Largo Chico Mendes – Jardim la Salle)

Espetáculo: “A Fábula do Dejavú Infinito” – Cult ProArt

Sinopse: "A Fábula do Dejavú Infinito" é um espetáculo de magia, malabares, equilíbrio e contorção, numa deliciosa trama de uma bruxa que em suas poções encontramos uma história misteriosa, com pequenas pitadas de desastres, gotas de distração e um caldeirão de risos.

 

Data: 10/10/22

Horário: 10h

Local: Praça Willy Barth (Largo São Vicente de Paulo – Centro)

Espetáculo: “Que pulga picó a Pulga?” – Cia La Feliz Comitiva”

Sinopse: Pulga é um simpático cachorrinho marionete que, na mão de seu dono e treinador, tratam de fazer rir e desfrutar o público demonstrando as habilidades das quais são capazes. As coisas se complicam quando aparece uma pulga e num descuido sobe em uma das orelhas de Pulga, fazendo-o se coçar o que o impede de realizar com tranquilidade os números que tinham preparado. Perante a urgência de terminar o espetáculo sem problemas, o clown, que é o dono de Pulga o cachorro marionete, deverá colocar em prática um plano para espantar a pequena pulga da orelha de Pulga.

 

Data: 10/10/22

Horário: 12h

Local: Terminal Vila Pioneira

Espetáculo: “Sem Fonia Musical” - Yepocá

Sinopse: Imagine a confusão que um Palhaço apronta! Imagine então a confusão que três palhaços, que se acham músicos, podem aprontar! O que acontece então? Muita confusão e diversão até eles executarem uma notinha musical que seja! Três Palhaços, cada um com seu instrumento (flauta, violão e pandeiro), criam uma harmonia e fazem nascer uma trilha sonora divertida com a participação do público como 4º músico desta paspalhada convidativa a todas as idades.

 

Data: 10/10/12

Horário: 15h

Local: Picadeiro – Circo da Alegria (R. Félix da Cunha, 589-661 – Jardim Europa)

Espetáculo: “O Mago das Mega Bolhas” – MB Produções Artísticas

Sinopse: O espetáculo é um convite à fantasia, à conexão entre artista e plateia e à experimentação de novas sensações e sentimentos no universo encantador das bolhas de sabão. No show, o Mago Doriswoldo, aventura-se em inúmeras possibilidades de criar cenários com bolhas de sabão, das pequeninas e singelas, às gigantescas e robustas bolhas, que invadem as salas dos teatros e Brasil a fora.

 

Data: 10/10/12

Horário: 19h30

Local: Teatro Municipal (R. Santos Dumont, 2626 – Vila Industrial)

Espetáculo: “Tchu Tchu Tchu” – Cia ParaladosAnjos

Sinopse: Uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que estão na praia na maior descontração quando são surpreendidos por um terrível, e solitário, Tchubarão.

Para demonstrar sua força e coragem, o Tchubarão realiza impressionantes acrobacias em uma ancora-trapézio e na maioria das vezes acaba conquistando o coração das Tchu-tchuzetes, que num piscar de olhos, se encontram amarradas prontas para virar Tchurrasquinho! Na situação de ameaça, os dois casais fazem de tudo para se salvar, encontrando segurança em enormes tecidos aéro-acrobáticos que se misturam ao incrível cenário dando ilusão de grandes ondas do mar. Até que o perigo passe, permanecem nos ares (e nos mares) recheando a trama com uma linda história de amor e aventura.

 

Data: 11/10/22

Horário: 9h

Local: CEU das Artes (R. Ledi Fischer Maas, 1735 – Jardim Europa)

Espetáculo: “Encontro de Gigantes” – Núcleo Ás de Paus

Sinopse: Duas figuras excêntricas e divertidas aguardam com curiosidade a realização do tão esperado “Encontro de Gigantes” na companhia do público. Enquanto nada acontece, questionamentos mirabolantes são levantados: Mas, o que seria esse tal de Encontro? Os gigantes, aqueles que conhecemos de histórias, realmente existem? E afinal, como podemos saber que uma coisa realmente existe? Cansada da espera, a dupla decide ir embora, quando de repente, é surpreendida por uma figura fantástica. Nesse encontro, todos somos convidados a conhecer a história de um elemento que atravessa épocas, permeando diversas culturas e transformando a dimensão do humano: como num passe de mágica, todos podemos ser gigantes!

 

Data: 11/10/22

Horário: 10h

Local: Picadeiro – Circo da Alegria (R. Félix da Cunha, 589-661 – Jardim Europa)

Espetáculo: “O Mago das Mega Bolhas” – MB Produções Artísticas

Apresentação com LIBRAS

 

Data: 11/10/22

Horário: 14h

Local: CEU das Artes (R. Ledi Fischer Maas, 1735 – Jardim Europa)

Espetáculo: “Encontro de Gigantes” – Núcleo Ás de Paus

 

Data: 11/10/22

Horário: 19h30

Local: Teatro Municipal (R. Santos Dumont, 2626 – Vila Industrial)

Espetáculo: “Tchu Tchu Tchu” – Cia ParaladosAnjos

 

Data: 12/10/22

Horário: 11h

Local: Lago Municipal (R. Dom Pedro II, 724-914 – Centro)

Espetáculo: “O Papel Roxo da Maçã” - Yepocá

Sinopse: Esta é a história de Rosa, uma menina de cinco anos, muito esperta, divertida e curiosa, que um dia descobre que pode ouvir vozes e sons de um papel roxo, aqueles de embrulhar maçãs e dos livros da sua casa. Ela descobre, maravilhada, que as palavras são encantadas. A história é contada de forma divertida, com música e outros elementos lúdicos que enriquecem a encenação e encantam crianças e adultos.

 

Data: 12/10/22

Horário: 15h

Local: Lago Municipal (R. Dom Pedro II, 724-914 – Centro)

Espetáculo: “Piragui” – Cia de Teatro La Trapera

Sinopse: Inspirado na obra da autora Pindamonhangabense Lena Luiz, PIRAGUI conta a história de duas irmãs ribeirinhas que, em meio à fome causada pela escassez de peixes, decidem ir até a beira do rio tentar a todo custo voltar com alimento. Num ato de desespero, elas fazem um acordo com PIRAGUI, a dona dos peixes, mas, depois de saciada a fome, não cumprem com o combinado. Logo, as irmãs serão surpreendidas, pois PIRAGUI retornará para cobrar sua parte do acordo.

 

Data: 12/10/22

Horário: 17h

Local: Lago Municipal (R. Dom Pedro II, 724-914 – Centro)

Espetáculo: “A Obra” – Cia Naniko’s Circus

Sinopse: “A Obra” é um espetáculo de variedades circenses que tem como pano de fundo um canteiro de obras. Nele, três artistas circenses transformam situações cotidianas de uma construção civil em números de acrobacia de solo, acrobacias aéreas, equilíbrios, mímica, música, mágica e palhaçaria. Objetos como andaimes, carreteis, sacos de areia, serrote, carrinho de mão e escada são utilizados de forma inusitada por esses artistas em cenas de comédia, romantismo e destreza.

 

Cascavel

Data: 9/10/22

Horário: 14h

Local: Praça da Catedral

Espetáculo: “Que pulga picó a Pulga?” – Cia La Feliz Comitiva”

Data: 9/10/22

Horário: 18h

Local: Praça da Catedral

Espetáculo: “Sem Fonia Musical” - Yepocá

 

Data: 10/10/22

Horário: 10h

Local: Eureca

Espetáculo: “Em Busca do Snark Invisível” – Cia. Magnolia Cultural

Sinopse: Inspirado no poema “A Caça ao Snark”, do escritor inglês Lewis Carrol, o musical infantil “Em Busca do Snark Invisível” discute os diferentes tipos de medo e a valorização da singularidade do indivíduo. A pela acompanha uma expedição náutica em busca do Snark, uma criatura difícil de definir, mas com características peculiares: meio caracol, meio cobra, meio tubarão. Sob as ordens de um capitão Sineiro, que carrega um mapa em branco, a tripulação é formada por personagens bastante inusitados: um Banqueiro, que tem o pilar da sua existência calcado no dinheiro; um Açougueiro que parece acreditar em tudo o que os outros falam e não sabe bem quem é; um Chapeleiro que preza pela justiça e pela investigação antes de qualquer julgamento; e um Castor muito hábil com os livros e com as palavras. Juntos, cantando e interagindo com o público, eles vão embarcar nessa jornada de descobertas sobre o mundo e sobre eles próprios.

 

Data: 10/10/22

Horário: 16h

Local: Praça da Catedral

Espetáculo: “Circrônicos” – Cia. Estilingue Produções

Sinopse: Os palhaços Caxias e Ystilingue apresentam seu duo circense com muita música, malabarismo e humor.

Apresentação em LIBRAS

 

Data: 10/10/22

Horário: 18h

Local: Praça da Catedral

Espetáculo: “Em Busca do Snark Invisível” – Cia. Magnolia Cultural

Apresentação em LIBRAS

 

Data: 11/10/22

Horário: 10h

Local: Praça Wilson Jofre (R. São Paulo, 1177 – Centro)

Espetáculo: “Circrônicos” – Cia. Estilingue Produções

 

Data: 11/10/22

Horário: 10h

Local: CMEI Franco Vaz

Espetáculo: “O Papel Roxo da Maçã” – Yepocá

(Apresentação fechada)

 

Data: 11/10/22

Horário: 14h30

Local: Colégio Estadual Eleodoro (R. São Paulo, 882 – Centro)

Espetáculo: “Piragui” – Cia de Teatro La Trapera

 

Data: 11/10/22

Horário: 16h

Local: Colégio Estadual Eleodoro (R. São Paulo, 882 – Centro)

Espetáculo: “Piragui” – Cia de Teatro La Trapera

Apresentação em LIBRAS (Evento fechado)

 

Data: 11/10/22

Horário: 18h

Local: Praça da Catedral

Espetáculo: “A Obra” – Cia Naniko’s Circus

 

Data: 12/10/22

Horário: 14h

Local: Praça da Catedral

Espetáculo: “Que pulga picó a Pulga?” – Cia La Feliz Comitiva”

 

Data: 12/10/22

Horário: 16h

Local: Lago Municipal de Cascavel

Espetáculo: “Encontro de Gigantes” – Núcleo Ás de Paus

 

Mais informações podem ser conferidas no site oficial (www.festinparana.com.br) ou pelas redes sociais oficiais do evento: Facebook | Instagram. Em Cascavel, o Festin - Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da Syngenta. A idealização e Coordenação é da Cynthya Borges e Bruna Bayley. Apoio cultural da Secretaria de Comunicação e Secretaria de Ação Social. Em Toledo, o Festin é realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo Do Estado do Paraná́. O apoio é da Copel. Confira produções que serão apresentadas com intérprete de Libras.

Assessoria