Praça Municipal de Três Barras é palco de grandiosa Missa Crioula

Evento foi organizado pelo Grupo de Dança CTG Presilha dos Amigos

Por Redação 22/09/2022 - 15:10 hs
Foto: Assessoria

Na noite da última terça-feira (20), em comemoração ao Dia do Gaúcho, a praça municipal de Três Barras do Paraná foi palco de uma grandiosa Missa Crioula, organizada pelo Grupo de Dança CTG Presilha dos Amigos, e rezada pelo pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Odair.

A missa contou com a presença da primeira dama do município, Cristina Gusso, do vice, Nerceu de Souza, dos secretários da administração, do patrão do CTG, Fernando Pauli, de tradicionalistas gaúchos e da comunidade em geral. 

Entre os momentos mais emocionantes da Missa Crioula está o que relembra um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: a guerra entre Maragatos e Chimangos. Durante a celebração, também foram apresentados vários objetos que representam a tradição gaúcha e sua história. 

A “Missa Crioula” é uma missa católica adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos. Ela tem o mesmo sentido espiritual e religioso de uma missa tradicional, mas pelas suas características particulares recebe a denominação de Missa Crioula. O dia 20 de setembro de 1835 marcou o início da Revolução Farroupilha. Esta data é celebrada por todos os gaúchos e tradicionalistas espalhados pelo país. 


Assessoria