Pai e filha constroem um futuro de sucesso junto com a Cresol

Com o apoio da Cresol desde a chegada da Cooperativa ao distrito de Porto Mendes, a família vem construindo dia após dia o crescimento da renda familiar

Por Redação 20/09/2022 - 11:42 hs

Desde muito pequena, Bruna, filha do cooperado, Ivo Alberto Bartzen aprendeu a cuidar da propriedade da família. De pés descalços e sempre junto com o pai nas atividades da roça, ela aprendeu a amar a agricultura e com este sentimento decidiu cursar engenharia agronômica. “Na época em que formei eu pensava em atuar no mercado. Mas, diante de alguns problemas de saúde da minha mãe e com a grande oportunidade de administrar a propriedade da família decidi que o melhor lugar para aplicar o conhecimento era dentro de casa”, afirmou Bruna.

A sucessão familiar já é tradicional na casa dos Bartzen’s, o pai de Ivo foi o primeiro a deixar o legado e com muito aprendizado ele deu continuidade a produção agrícola. “Hoje, nós cultivamos o fumo e também os grãos. Mas percebemos ao decorrer do tempo que era necessário termos outras opções de diversificação na propriedade e foi então que a Bruna trouxe uma ideia que tem trazido excelentes resultados, o plantio de couve-flor e brócolis”, explicou Ivo.

Com o apoio da Cresol desde a chegada da Cooperativa ao distrito de Porto Mendes, a família vem construindo dia após dia o crescimento da renda familiar e com a produção das verduras não foi diferente. “Já adquirimos alguns bens com a ajuda da Cresol e hoje continuamos ao lado de quem coopera com a prosperidade no campo, como faz a Cresol. Fomos defensores da chegada da Cooperativa a Porto Mendes, porque além de trazer crescimento aos produtores locais, também teríamos atendimento ágil, sem precisar se deslocar para Marechal Cândido Rondon e de qualidade, porque a gente assina os papéis para tomada de crédito de forma rápida”, enalteceu Ivo, que é um dos sócios fundadores da Cresol em Porto Mendes.

Junto com o pai, Bruna conquistou a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido na faculdade e hoje também se tornou empreendedora com a produção, colheita e comercialização das verduras. “Temos plantadas em média 15 mil cabeças de brócolis e conseguimos colocar no mercado de acordo com a estação mais de 4 mil unidades de verduras ao mês. A produção vem crescendo e se fortalecendo aos poucos isso é gratificante, da mesma forma aumenta também nosso relacionamento com a Cresol”, disse ela ao informar que os produtos são vendidos em sua maioria para grandes supermercados de Marechal Cândido Rondon.

Atualmente, a família mantém a produção de grãos, fumo e as verduras, trabalho este que sustenta a família Bartzen no distrito de Porto Mendes.

Assessoria