Campus Foz da Unioeste recebe pesquisadora ucraniana Yuliia Felenchak

A vinda da Pesquisadora é viabilizada por meio do Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, da Fundação Araucária

Por Redação 12/08/2022 - 14:52 hs
Foto: Assessoria

O Campus Foz de Iguaçu da Unioeste recebe na próxima segunda-feira (15) a pesquisadora ucraniana Yuliia Felenchak que atuará no Programa de Pós – Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, pelo período de dois anos.

A vinda da pesquisadora está sendo viabilizada por meio do Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianas, da Fundação Araucária, ao qual a Unioeste aderiu.

“Para mim, esta é uma grande experiência e uma oportunidade de melhorar profissionalmente, assim como uma chance de aprender outra língua estrangeira. O programa oferece uma oportunidade para continuar minha pesquisa científica. Afinal, o Brasil, assim como a Ucrânia, possui recursos turísticos significativos e únicos, cujo uso racional contribui para o desenvolvimento bem-sucedido da indústria do turismo”, disse Yuliia Felencha que na Ucrânia atuava na Universidade Estadual de Cultura Física de Lviv.

O diretor-geral do Campus, Fernando José Martins, comenta que com a acolhida dos pesquisadores ucranianos a Unioeste cumpre duas funções. “A solidariedade internacional com a situação do povo da Ucrânia nesse momento traumático de guerra daquele país; e segundo, conseguimos um apoio acadêmico e científico internacional para as questões de nosso Programa de Pós-Graduação, ampliando as possibilidades de cooperação e produção de conhecimentos com pesquisadores renomados em suas áreas de atuação”, afirmou.

Ramiro Wahrhaftig, diretor-presidente da Fundação Araucária, enfatiza que a Unioeste sempre se dispôs a receber novos pesquisadores e cientistas. Além disso, 16 cientistas já foram aceitas e outras quatro já estão atuando em instituições de ensino no Paraná.

A pesquisadora é doutora em economia, perita da Agência Nacional de Garantia da Qualidade no Ensino Superior da Ucrânia e autora de mais de 80 trabalhos científicos e educacionais.

Assessoria