Campanha da poliomielite é uma iniciativa do Rotary; vacinação começa no dia 8

Em Cascavel, mais de 21 mil crianças se encaixam no perfil da campanha

Por Redação 04/08/2022 - 15:51 hs
Foto: Zé Gotinha/Ministério da Saúde

O Rotary Internacional e seus parceiros vêm atuando a mais de 30 anos na erradicação da poliomielite e devido ao baixo índice de cobertura vacinal no país, os riscos de surgimento de novos casos são grandes. Por isso, a vacinação é tão importante e deve ser feita em crianças de até 5 anos. Além disso, os pais devem ficar atentos para a atualização do cartão de vacinação que deve ser realizada em crianças de até 15 anos.  

Vacinação em Cascavel 

Em Cascavel, a campanha comandada pela Secretaria de Saúde inicia no dia 8 de agosto até o dia 9 de setembro, das 8h até o fechamento de cada unidade, inclusive com atendimento durante o horário de almoço. São mais de 21 mil crianças que se encaixam no perfil da campanha.

A Campanha de Vacinação Contra Pólio e Multivacinação também terá o “Dia D”, possibilitando mais uma alternativa para os cascavelenses com vacinas atrasadas atualizarem o documento. A ação será no sábado, dia 20 de agosto, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde de Cascavel, inclusive as da área rural.

A doença

De acordo o Ministério da Sáude a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Ela pode provocar paralisia, o que pode ser fatal, pois não há cura. A única forma de prevenir a doença é com a vacinação.