Momento jurídico
O que é USUFRUTO?

Acredito que todas as pessoas já ouviram falar do usufruto. Alguém falando que o imóvel está em usufruto para os pais, ou, quando tem óbito de um parente, o outro fala que precisa baixar o usufruto.
Trata-se de um direito bastante comum em nosso país.
Usufruto é um direito legal que confere a uma pessoa o uso e o benefício de um bem, como uma propriedade, enquanto outra pessoa (geralmente o proprietário legal) mantém a posse desse bem. O usufruto permite que o usufrutuário desfrute dos benefícios econômicos do bem, como receber aluguéis de uma propriedade, colher os frutos de uma plantação ou ocupar uma residência, sem ser o proprietário legal.
O usufruto pode ser temporário ou vitalício, dependendo dos termos do acordo ou das leis locais. Pode ser estabelecido por meio de um contrato ou por disposições em um testamento. Geralmente, o usufrutuário tem o dever de cuidar do bem e manter sua utilidade durante o período em que detém o usufruto.
Quando o usufruto chega ao fim (por exemplo, devido ao término do período especificado ou à morte do usufrutuário), o proprietário legal recupera o pleno controle e direitos sobre o bem. O usufruto é um conceito importante em direito de propriedade e planejamento patrimonial, pois permite que as pessoas compartilhem o uso de bens de forma eficaz enquanto preservam os direitos de propriedade.
Então, se você acredita que está passando por uma situação de imóvel em que o usufruto seria um dos possíveis recursos, não deixe de procurar sua advogada de confiança!
Esperando ter ajudado, nos vemos semana que vem!
- Lariana Cogo é formada em Direito desde 2012 e sócia do escritório Cogo Advocacia.
Para sugerir um conteúdo, entre em contato: seumomentojuridico@gmail.com
COMENTÁRIOS