Os desafios de iniciar uma carreira no empreendedorismo feminino

Por Rede Mulheres Empreendedoras 28/06/2022 - 17:01 hs

Com o ato de empreender de uma mulher, surgem muitos questionamentos, dúvidas e uma cobrança acima do normal.

Muitos "serás" passam a assombrar seus pensamentos: será que "sou capaz?", "vou dar conta?", "e minha casa?", "minha família, filhos?", são alguns dos questionamentos que as mulheres fazem a si mesmas. Fora o julgamento das pessoas que estão a volta: "é só fogo de palha, logo desiste", "isso é loucura, você não vai conseguir", entre outros.

Enfim, essas e muitas outras frases são uma rotina, que a grande maioria das mulheres que decidem transformar seu sonho em realidade acabam ouvindo.

Mas é exatamente todas essas dúvidas que impulsionam a mulher para não desistir, pois se acharem que o caminho escolhido não é o certo, é possível recomeçar quantas vezes forem necessárias. E o que as pessoas não veem é que uma mulher que quer mudar de vida, transformar a sua realidade e da sua família, é resiliente e obstinada, não importa quão árduo é o caminho, quantos obstáculos irá encontrar, ela simplesmente não para.

A vida para quem empreende é uma busca constante de conhecimento, para entregar o melhor que se propõe a fazer. Além disso, a mulher sempre tenta abraçar todas suas funções. Ser multitarefa é algo da natureza feminina, alguns acham que é uma característica boa, mas a realidade é que: ao mesmo que desempenhar vários papéis é ótimo, é também muito exaustivo.

Então, quando encontrar uma mulher que empreende, pense em quantas funções ela desempenha e o quanto ela abre mão todos os dias para fazer seu negócio dar certo.

Ser empreendedora é um caminho sem volta, pois toda mulher que prova o gosto da liberdade, autonomia e o prazer que é trabalhar com o que se ama, não desiste e se renova sempre, buscando o melhor a cada dia.

Se pudéssemos dar um conselho para uma mulher que está pensando em começar seria: não desista! Se cansou, pare e descansa, mas depois levante e continue. Lembre-se que não dar conta de tudo faz parte da jornada.


- Ana Bieger e Fran Donazzolo são fundadoras da Rede Mulheres Empreendedoras Official que tem como objetivo conectar e transformar a vida das mulheres de Cascavel e região. 

Para saber mais siga @mulheresempreendedorasofficial