Caminhos do empreendedorismo materno

Por Rede Mulheres Empreendedoras 20/09/2022 - 16:50 hs

Com o passar dos anos o número de mães que são empreendedoras e provém a principal renda da casa tem crescido consideravelmente.

A maternidade e o empreendedorismo tornaram já a algum tempo um atrativo para muitas mulheres que optam por ter seu próprio negócio, flexibilidade de horário, realização profissional, propósito ou até por necessidade, o que é o mais comum.

E o acúmulo de várias funções não é uma tarefa fácil, porém a maternidade e o empreendedorismo têm suas similaridades. Gerir uma empresa é muito associado a criar um filho, aos cuidados e ao olhar da genitora que sempre estão voltados ao desenvolvimento do bebê.

Uma verdade é que encontrar grupos e projetos de apoio a mulheres que compartilham dos mesmos anseios e desafios é importante e reconfortante, poia nos lembra que as mulheres não estão sozinhas.

Ainda temos um olhar muito machista sobre escolher a maternidade enquanto se investe em uma carreira, por isso muitas mulheres saem de licença maternidade e optam por não voltar aos seus empregos convencionais.

Existem várias dicas para ajudar quem está passando por esse momento.

Invista em conhecimento sobre Empreendedorismo Feminino. Existem vários programas e entidades assistenciais que vão auxiliar nessa caminhada.

Planeje para se organizar, trace metas e objetivos claros, entenda suas habilidades, busque por apoio, além de reservar um tempo para descansar, pois é extremamente importante. A pausa é um tempo de relaxar e nesse momento a mente fica mais criativa, boas ideias surgem e aquela solução que faltava pode vir à mente.

Existem vários caminhos para o empreendedorismo materno, é só escolher o que você mais se identifica, que tenha sua personalidade empreendedora, que se adeque a sua realidade de mãe e, então, começar.

- Ana Bieger e Fran Donazzolo são fundadoras da Rede Mulheres Empreendedoras Official que tem como objetivo conectar e transformar a vida das mulheres de Cascavel e região.

Para saber mais siga @mulheresempreendedorasofficial