Networking: o que é e como começar

Por Rede Mulheres Empreendedoras 26/07/2022 - 09:00 hs

Quando falamos de networking cada pessoa tem um entendimento diferente do que significa esta ação e que na minha opinião é um aglomerado de atitudes que fazem um bom networking. Na coluna desta semana vamos conversar um pouco sobre esse assunto.

Primeiro é bom entender que em todo momento que nos conectamos e interagimos com outras pessoas podemos gerar networking. Tendo em vista este contexto, definir quanto tempo investir e para que fazer networking é um ponto de partida interessante.

Quando falamos em vendas, muitas pessoas confundem contatos com rede de networking e se você não estreita relacionamento com seus contatos pode até vender, porém não gera conexão, esse cliente vai te esquecer, não vai te indicar.

Existem várias estratégias que podem ajudar você a fazer um networking de qualidade, como por exemplo, uma das questões que acho relevante é: seja uma pessoa interessada. Como assim? Ouça muito mais, ajude sem segundas intenções, acrescente, se você tem o conhecimento, o distribua, não vai gerar nada pra você não repassar o que pode solucionar a vida de outras pessoas.

Saber onde você quer chegar, os seus objetivos, ajuda a planejar o seu networking, dessa forma você consegue entender onde o seu público e a sua concorrência estão fazendo networking. Além disso, consegue definir quais pessoas você tem que conectar para melhorar seus resultados, analisar onde têm feito o seu networking e talvez traçar uma nova estratégia.

Entenda que o networking vai trazer resultados a longo prazo, por isso tente criar e manter vínculos duradouros com pessoas que considera importante para o seu negócio e para o seu crescimento.

Você sabe que está fazendo um bom networking quando as pessoas te indicam ou quando você é reconhecido por uma pessoa que você considera importante.

Mas se isso ainda não acontece, trabalhe de forma estratégica, não seja interesseiro, seja interessante, não seja chato e muito menos manipulador, seja verdadeiro, a verdade conecta.

Use os feedbacks a seu favor, os positivos são incríveis de receber e os negativos use para transformar a sua realidade, são oportunidade de crescimento.

Por fim, networking é relacionamento, é muito mais que dinheiro, quando desenvolvemos um bom relacionamento, a venda é uma consequência.


- Ana Bieger e Fran Donazzolo são fundadoras da Rede Mulheres Empreendedoras Official que tem como objetivo conectar e transformar a vida das mulheres de Cascavel e região.

Para saber mais siga @mulheresempreendedorasofficial